29/02/2008

Quero ir pra Brumadinho, MG!

Isso mesmo. Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte. Assim, aproveito e dou uma passadinha em BH para ver a Julinha, algumas obras do Nie e visitar... Inhotim. O nome estranho guarda um tesouro sem limites: uma fazenda de 2100 hectares de mata atlântica que abriga do Caci - Inhotim Centro de Arte Contemporânea. O lugar tem paisagismo de projeto original de Burle Max e 80, das 350, obras da coleção particular de um milionário da siderurgia e mineração. O cara é foda.



Ele já ganhou um título de melhor colecionador internacional de arte. E, nesse lugar imenso, construiu vários pavilhões, cada qual com uma peculiaridade: para um artista em particular, para artistas convidados criarem a partir de um espaço, para um conjunto de obras. É impressionante, mas o acervo do homem é melhor que de todos os museus públicos brasileiros. Ele tem o apoio de um curador brasileiro, um americano e outro europeu.



Vamos às obras: Desvio para o Vermelho, instalação de Cildo Meireles conhecidíssima; um pavilhão só de Adriana Varejão, digníssima do milionário; outro de Doris Salcedo, colombiana engajada; vídeos de Larry Clark, diretor de Kids; e de Matthew Barney, polêmico marido da Björk; Tunga, Hélio Oiticica, Amilcar de Castro, entre outros e outros e outros... Só custa 10 reais a visita e ainda é possível dar uma deitadinha no gramado, cochilar e sonhar com natureza, arte e democracia, tudo junto. Acordar e ver isso à sua frente.



Quero ir pra Brumadinho!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Puto em Maputo disse...

eu vi uma matéria sobre este "Museu" na Globo internacional adorei o lugar... será melhor que a última bienal de SP.....

Anônimo disse...

Esqueceram de mencionar a obra "Som da terra", uma buraco de +/- 25cm de diâmetro e 202 m de profundidade!!! Nele colocaram microfones especiais para captar o som da terra!!! Isso não é demais?! Adorei! Vou lá assim que puder... Cláudia