11/02/2008

Mais carros?

Hoje saiu uma pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) dizendo que a venda de veículos no mês passado foi a melhor da história de todos os meses de janeiro até então estudados - 215 mil unidades licenciadas no primeiro mês do ano. A Anfavea ainda mostrou que as vendas foram recordes em 2007 - 2,46 milhões de carros vendidos no Brasil (mais dados? leia aqui).

Gente, agora, pare e pense. Desde que me mudei para São Paulo, em 1999, este janeiro foi o mais engarrafado de todos. Férias são sinônimo de paz nas ruas, de não precisar sair com 50 minutos de antecedência para um compromisso, de não se estressar com filas de carros sem fim. Pode ser que as pessoas tenham ficado na cidade por conta do carnaval 'antecipado'. Ou não. Mas se o aumento de veículos foi tanto assim, concluo que o tráfego urbano também cresceu.

E a consciência ambiental? E a melhora no transporte público? E as obras do metrô que não acabam? Diésus! Será que as pessoas têm mais carros do que moradores em casa? Pára tudo! Preciso descer. Congestionamentos me deixam maluca!! Isso me faz lembrar de um certo Michael Douglas, em Um dia de fúria.

Nenhum comentário: