16/11/2008

A regra dos 4B's

A regra que rege a imprensa é a regra dos 4B's - bunda, bicho, bicha e bispo. Explico: notícias que falam de bunda, mulher pelada e suas variantes, bichinhos fofos, gays e outros assuntos ligados à (homo, bi ou trans) sexualidade e religião são sempre as mais lidas.

A coisa acontece assim: os veículos têm jornalistas sérios e muito competentes que fazem matérias interessantes, mas que são pouco lidas. Esses mesmo jornalistas têm que fazer as matérias 4B's para garantir audiência. Eles precisam ter dupla personalidade para conseguir tal proeza, ou ser muito versáteis e dotados de pouca auto-crítica. Quando fazem algo para ganhar leitor, assinam "Da Redação". Quando fazem algo de que realmente gostam, assinam seu nome - o que não adianta porcaria nenhuma porque ninguém os lê.

É realmente triste ver que uma foto de um animalzinho foi mais lida e comentada do que uma matéria que demorou dias para ser apurada, pensada e escrita. Parece que o esforço foi em vão - porque sempre vai ter foto de bichinho e gente estúpida e ignorante que vai preferi-la à matéria séria. Isso é indigno!

Nenhum comentário: