12/03/2008

Socorro! Eles acreditam em santos virtuais!!

Recebi um email fantástico do meu amigo Cezar Martins. A melhor constatação de que a fé cega as pessoas. De que elas acreditam até em promessas virtuais (e pagam por elas), como se o santo para quem fazem orações e preces estivesse presente, também, nos cabos de fibra ótica e, claro!, entendesse o código binário. É... parece que o Santo Expedito fez um curso recente de PHP e Santo Antônio é expert no pacote Adobe. Ambos, obviamente, não perdem os últimos posts dos blogs de seus amigos São Cristóvão, Santa Rita, São Benedito e São Francisco de Assis - este último, mais humilde, aprendeu a se virar com Linux e softwares livres, já que não tem grana para comprar um computador e usa os Telecentros (e suas variantes ao redor do mundo) para se manter online.

Voltemos ao email. Sabem aquelas faixas que se vê na rua, "agradeço a Santo Expedito pela graça alcançada", que levam como assinatura as iniciais da pessoa (porque ela tem vergonha de assumir a todos quem é)? E aqueles santinhos em que o pagamento da promessa cumprida é imprimir um milheiro do mesmo santinho e, no fim da oração, tem o nome e telefone de uma gráfica, junto com o valor cobrado pelo serviço? Pois bem, hoje em dia nem é preciso mais desse trabalho todo. É só acessar o www.meusanto.com.br.

É super interativo. Dá para escolher o santo de sua preferência (sem ficar preso ao que te derem na rua), tem o santo do dia, o santo em destaque e, obviamente, o santinho virtual, que custa 20 reais para você mandar spam para 'apenas' 1000 pessoas!!!! Suuuuper legal. Há uma lista dos santos mais solicitados e também dos que mais atenderam aos pedidos - rola uma competiçãozinha santa aí, mais populares X mais competentes... O Expedito ganha nos dois quesitos, seguido pelas Nossa Senhora Aparecida e Desatadora dos Nós. Tem até a porcentagem de graças alcançadas (quando vi, eram 52,7%) e o número de 'devotos' online. Afinal, "Nunca se esqueça das possibilidades sem limites que nascem da fé". Ok, ok.

Fica muito mais fácil mandar spams do que imprimir os santinhos de papel, né? Ou encomendar a faixa e dependurá-la nos postes da vizinhança, durante a madrugada, para que nenhum vizinho ou fiscal da prefeitura te veja. Você nem precisa tirar a bunda da cadeira, dá para mandar os santinhos ao mesmo tempo que lê as últimas notícias de fofoca. Deve ser por isso que o Cezinha recebeu o santinho de uma tal Sonia Regina Schiavinatto, que ele nunca ouviu falar na vida. E, como ela se expôs dessa maneira, resolvi fazer uma pesquisa sobre a vida desta beata conectadíssima ao espírito virtual.

Pois bem: Sonia é casada, tem três filhos e fez licenciatura plena em Letras, concluída em 1984. Mora em Cotia, na Grande São Paulo, e é coordenadora de Pesquisa Clínica pelo Centro de Estudos em Pesquisa e Saúde, no Hospital Ipiranga. Formada em Letras e coordenadora de Pesquisa Clínica? Ué? Ah, ela tem certificação em Pesquisa Clínica, pela Invitare (que oferece milhares de cursos, parece empresa de coaching).

E a Sonia também sabe espanhol e inglês. Em qual idioma será que ela fez o pedido para Santo Antônio? "Amém" ela não sabe escrever, porque no email veio sem acento. Tem outros cursos profissionalizantes no currículo, como aperfeiçoamento em Comércio Exterior. Segundo ela, é dona de "iniciativa própria e sempre pronta para novos desafios. Disposta para trabalho em equipe e com muita facilidade para estabelecer contatos. Responsabilidade no trabalho que assume". Clap, clap, clap. Ela também prestou concurso para Técnico Bancário na Caixa (a mulher é multiuso!), em 2002, e ficou em 267o lugar em Agente de Saúde na Prefeitura de Osasco... E fez elogios a um site de envio de flores pelo atendimento rápido e competente - parece ter mandado um presente a uma "senhorinha", como disse. Fofa, não?

Mas, se como ela mesmo disse, tem responsabilidade sobre o que faz, deveria mandar seus agradecimentos apenas àqueles que a conhecem e se compadecem com os seus problemas, e não pagar para um site enviar spams. Se ela acredita em milagres virtuais, legal! Feliz dela. Mas não venha pagar promessa enchendo a caixa de quem nem a conhece. Faça o favor...

Um comentário:

Stelline disse...

Oie, achei seu blog pelo do Olavo... Curti, visitarei mais vezes... Bjss