06/03/2008

estar estando

Você sabe que o mundo está próximo do fim quando vê que aquelas coisas bizarras que você deixa passar porque ficam na oralidade estão sendo registradas no papel. O gerundismo, vício e vírus do telemarketing que ganhou vida pós-telefone, foi parar nas correspondências institucionais. Não basta ele estar presente nas entrevistas de emprego, no atendimento dos escritórios, nas conversas de bar... chegou às malas diretas. Alguma alma, por favor, me ajude a entender isso!! Ou eu cometo suicídio a tempo de minha lápide não exibir essa forma grotesca do português.

"Aqui jaz Laura C. A. Lopes, xxx anos. Jornalista, pôde estar vivendo plenamente a sua vida ao lado de amigos e familiares. Tinha personalidade forte e temperamental, podendo estar ficando brava ou muito feliz em um curto espaço de tempo. Esteve amando, brincando, xingando e bebendo a vida. Esteve morrendo em xxxx de 20xx."

Vou contar sobre minha indignação - que certamente é muuuito maior, sincera e menos irônica que a do post sobre Alberto Vargas (que, brincadeiras à parte, foi um artista muito importante). Ontem recebi uma cartinha de uma autorizada Ford que avisava sobre a revisão a que meu carro precisa passar para que a garantia da montadora seja mantida. Isso, por si só, não é uma boa notícia, já que é sempre um gasto muito maior do que qualquer mecânico cobraria. O dobro, diria. Enfim, carro é filho. Bóra pagar a revisão.

O registro do fim do mundo está no último parágrafo da cartinha: Para sua comodidade temos um serviço de AGENDAMENTO onde você poderá estar marcando a data e o horário de sua conveniencia na filial mais próxima de sua casa ou trabalho... Pára tudo!!!!!!!!!!!! Só aí eu vejo três erros: falta uma vírgula depois de 'comodidade' (tudo bem, as pessoas não sabem usá-la); 'você poderá estar marcando' nem precisa de comentários, e, por fim, 'conveniência', com acento, e não 'conveniencia'. Além desses três erros, encontrei mais sete (S E T E!!!), em uma correspondência institucional que deveria prezar pela comunicação clara. Será que vale a pena fazer a revisão? Ou eu morrerei logo depois?

Eita!

Um comentário:

Pedro Henrique Carvalho disse...

Vou estar comentando o seguinte: quando eu morrer, quero uma lápide escrita: "Aqui vai estar jazendo Pedro, que morreu de stress por tanto estar brigando com operadores de telemarketing da Vivo, TVA, Claro, Bradesco e outros. Se você vai estar querendo deixar flores, tecle 1. Para esta fazendo uma oração, digite 2. Obrigado." hahahaha
Beijo!