10/03/2008

Virusite

Estou com uma virose. Só sei disso porque é o que os médicos costumam dizer quando alguém está mal e seu egos alpinistas não permitem que confessem um "não sei". É uma virose. Você precisa de repouso e passa em poucos dias - então tá bom. Mas talvez não seja um problema da classe médica: talvez a sociedade contribua para que os vírus sofram mutação numa velocidade muito mais rápida que a Medicina consiga identificar... Por isso, ou por aquilo, eu digo que estou com virose.

É um estado febril que não tem fim. Não aqueles febrões de 39 graus, mas incomoda porque não vai embora. A respiração é quente, apesar do ar condicionado. O frio é um companheiro inseparável. Sinto uma dor de cabeça latente, na nuca, no fundo dos olhos, na testa. Ela não passa nem com Neosaldina nem com qualquer outro analgésico. A sensibilidade na pele e nos músculos se assemelha a uma TPM problemática ou aos dias posteriores ao início das aulas de malhação. Tudo dói. Parece que estou encubando o vírus mais cafa do pedaço: tipo mineirinho, come quieto, mas sempre está lá, de barriga cheia.

Há quem defenda que é psicossomático. Ou é virose ou é doença psicossomática – tudo para justificar o desconhecido (os religiosos dizem que é obra do capeta ou uma punição divina. "Deus quis assim"). Apesar de acreditar que podemos somatizar uma vez que estamos ruim da cabeça, não acho que seja o caso. Muito pelo contrário: é a primeira vez que realmente me esforço para curar as doenças da minha personalidade e da mente.

Então: o que é? Estresse do trabalho? Jamais! Muita balada? Já foi mais agitada a minha vida notívaga... Doença na família? Não agora. Desgosto afetivo? Nem pensar. Problemas com as finanças? Elas sempre serão um problema, mas não a causa de um distúrbio físico. Desilusão amorosa? Também certamente não.

Essas perguntas até me lembram as consultas a videntes ou astrólogos... "Doença na família", "morte próxima", "sucesso/promoção no trabalho", "viagem próxima", "alguém quer tirar o seu lugar", "inveja", "problemas de relacionamento", blá blá blá. Eles sempre dizem isso. É como sorte de orkut, randômica e que acerta de vez em nunca*.

Virose, somatização, magia negra, mau olhado, frescura, provação, castigo divino, posicionamento do Sol em relação à constelação de Touro ou seja lá o que for, daqui a pouco passa.

* Sorte de hoje: Os seus talentos serão reconhecidos e devidamente recompensados. Oaw!!!

Nenhum comentário: