29/03/2009

sentimento de culpa

O que a gente pode fazer para que o mundo seja um lugar legal para se viver daqui 25 anos? Separar lixo reciclável do orgânico? Levar sua própria sacola ao supermercado? Andar de ônibus? Respeitar as pessoas, independentemente de quanto elas ganham ou qual seja sua profissão?

Fazer todas essas coisas juntas, ou separado, não me deixa tranquila. Por que compramos tanto? Por que comemos tanto? Por que precisamos tanto de iPods e iPhones? Não se pode ser feliz sem? Você fica puto ao se deparar com um corredor de ônibus? ("poxa, diminuiu a pista para os carros"). Então, meu amigo, trate de abstrair necessidades tão supérfluas... Transporte coletivo é bom e você pode aproveitar para ler um livro, um conto. O período que mais li em minha vida foi na faculdade, quando ia de ônibus à aula e enfrentava até duas horas e meia de trânsito. Muito produtivo.

Por que carregar 5 sacolas de plástico se você pode levar só uma? Por que se preocupar tanto em ganhar dinheiro se o que vale é a crença em você mesmo?

Uma confusão toma conta de mim. Acho que eu poderia viver sem luxos e modernidades. Acho, até, que eu preciso provar para mim que o mundo (e eu) pode continuar sem os meus vícios contemporâneos. E eu vou.

Um comentário:

semudei disse...

Vai provar como? Também já pensei e penso muito nisso, mas não vejo muita solução. dançar um tango argentino?