11/03/2009

O coletivo

É engraçado observar as pessoas na rua quando se está de carro ou de ônibus. A primeira possibilidade é um pouco mais perigosa, uma vez que é preciso prestar atenção aos outros carros e pedestres que se aventuram no meio da rua - e evitar acidentes. A segunda, um pouco mais prazerosa. Tenho andado pouco de ônibus ultimamente, mas devo voltar ao hábito para economizar e ter mais tempo de ler e observar a paisagem.


Fiz essa divagação para dizer que estava vindo para o trabalho hoje e vi uma mulher correndo para pegar um ônibus parado no ponto. A mulher corria toda desengonçada, destrambelhada mesmo. O pior é que ela nem imagina que os outros estavam observando a cena... Ela, inocente de tudo, e eu, maldosa. Eu sei. Mas foi tão engraçado. Correr atrás do ônibus é sempre um mico. E quando ele parte e te deixa com cara de otário no meio de todo mundo? É, otário, porque sempre terá alguém te observando... sempre. E quando, na correria, você derruba a sacola, a pasta ou o papel que está segurando? Tem que parar para pegá-lo e, invariavelmente, perde o ônibus. Pior é quando você leva um puta tombo. Daí o negócio fica triste. Não sabe se dá uma gargalhada - de nervoso - ou se chora. Então o povo do ponto se solidariza - vai te ajudar e você não sabe se isso é pior ou não.

Pois é. Pegar ônibus é sempre uma aventura. E cuidado para não colocar o dedo no nariz, mesmo que o ponto esteja vazio. Há sempre alguém te observando na rua...

Nenhum comentário: