25/01/2011

Sai, doença, desse corpo que não te pertence

Minha avó dizia que eu tinha murbim no fiantã (traduzindo: formiga no cu, pelo menos é o que ela falava), porque eu nunca parei quieta. Em pé, de cabeça pra baixo, no chão ou trepada em algum móvel ou muro. Eu nunca estava parada. Teve até uma vez que minha tia apostou comigo que se eu ficasse um minuto quieta, ela me daria um Suflair (que era o chocolate MOR para mim). Perdi a aposta. UM MINUTO.

Então essa alma frenética e inquieta não consegue não sair de casa. Não consegue ficar quietinha no seu canto, dando descanso ao corpo. Nem quando está doente. Aí nunca sara. E hoje, assim como na infância, minhas pernas vivem roxas. Porque vivo trombando nas coisas, porque sou muito branca, porque não paro quieta, porque seiláoquê. É sério. Agora posso contar sete roxos na perna direita, um do lado do outro, e não faço ideia de como foram parar lá.

"Vai se tratar, sua louca masoquista". Tá, eu fui. Comecei com acupuntura, para dar um jeito nessa ansiedade que se liga à necessidade de não ficar parada e se transforma em alguma coisa cujos efeitos eu sinto no estômago, em forma de gastrite (a única coisa legal de estar com gastrite é repetir a endoscopia e ficar doidona de Dormonid). Mas vocês lembram que eu não consigo ficar quieta, né? Então como EU PODERIA FICAR MAIS DE UMA HORA COM UM MONTE DE AGULHA ESPETADA PELO CORPO SEM ME MEXER???? As sessões de acupuntura pareciam tortura – chinesa, com o perdão do trocadilho. E se eu mexer o braço e tiver uma agulha num lugar que eu não estou vendo e machucar? E se eu mexer o pescoço e tiver uma agulha na minha cabeça? Vai sangrar? T-O-R-T-U-R-A!

Resultado: doente ou não, eu estou flanando por aí, pipocando em algum lugar, conversando ou bebendo. Ou comprando. Ou lendo. Invariavelmente mexendo as pernas (síndrome das pernas inquietas).

Será que eu fico zerada até o carnaval? Hoje eu perdi a voz, o que será que vou perder amanhã?

PS: Horror vacui é um termo usado para definir o mal-estar em fazer apenas uma coisa. Por exemplo: só escutar música, ou só ler, ou só abrir uma janela no navegador, ou só mastigar ou só chupar cana. Sacou? Além de tudo, sofro de horror vacui.

Um comentário:

Bigode disse...

Tem gente que chama isso de Doença de São Vito (que existe de verdade, mas cujo nome foi apropriado pra chamar as pessoas que não param quietas).

Beijo e te cuida!