03/07/2008

"tia"

Sempre quando alguém chama outro alguém de "tia", me vem à mente minha mãe dizendo "não sou sua tia", em tom de brincadeira-com-fundo-de-verdade. Ok, ela não tinha lá muito bom humor, principalmente em relação a isso, mas é fato: a maioria das pessoas que são chamadas de "tia" não são tias, realmente, de quem as chamam.

A não ser as minhas tias mesmo, e uma ou duas mães de amigas muito queridas, não costumo chamar de tia qualquer mulher que atravesse meu caminho. Eis que hoje, parada num farol, tinha uma "tiazinha", dessas bem mirradinhas, magricelinhas, e na "melhor idade", pedindo dinheiro aos motoristas. E não é que essa "tiazinha" veio me chamar de tia? "Tia, tem uma moeda?"

Antes que eu respondesse o costumeiro "não", fiquei alguns segundos pensando sobre o que ela disse. Poxa, ela é que é a tiazinha! Não eu!!!

Nenhum comentário: