14/07/2008

HIV no farol

Ultimamente tenho andado mais de carro. Espero voltar logo para o transporte coletivo, mas, enquanto isso não acontece, é impossível passar por certas coisas de olhos fechados. Nos últimos dias, umas quatro pessoas vieram pedir dinheiro no farol alegando ser HIV positivo. Dois homens de meia idade, uma velha senhora magricela e uma jovem bonita e cheia de vida.

Em todas as ocasiões, eles pediam dinheiro para comer. Uma moeda, qualquer coisa. Eu me sinto tocada com esse tipo de condição, mas mesmo assim não dei dinheiro. Não gosto de esmola. Em um dos casos, a mulher alegava que a doença a impedia de trabalhar. Isso é o mais triste: a Aids não deveria ser um impedimento de contratação. E, com um bom tratamento, é possível viver saudável durante anos a fio - e nunca faltar ao trabalho por conta do quadro de saúde.

Vendo por outro lado, pode ser o golpe do HIV. "Sou soro positivo, tenha piedade de mim e me dê um trocado"... Sei lá. Só sei que é triste. HIV, esmola ou pobreza.

Um comentário:

Davi Lima disse...

Foda é desenvolver e alimentar um pensamento no sentido de "E se a pior situação possível for verdadeira?"