26/07/2010

Mendoza/Los Penitentes - dia 13

03/setembro

Foi às 5h que acordamos. Um sofrimento. O Ibis tem calefação e o TO+ ficou com muito calor à noite. Tivemos que abrir a janela e perder algumas preciosas horas de sono (abrir janela = muito frio, para quebrar o abafado da calefação). Umas 5h15 eu liguei para a recepção para pedir um táxi, afinal, nosso ônibus para Los Penitentes, a estação de esqui, saía às 6h da rodoviária. Descemos às 5h30 e nada do táxi chegar. 5h35, 5h40... 5h46, saímos correndo para pegar o busão. O pior é que não tínhamos moedas suficientes para dois passageiros. Pagamos só uma. O motorista não estava nem aí (lá não tem cobrador, você coloca as moedas em um equipamento que fica ao lado do motorista). Como tem um busão atrás do outro, o motora estava fazendo hora, foi bem devagar. E eu, xiliquenta! O percurso poderia demorar uns 7 minutos, mas demorou mais de 15.

Chegamos às 6h e pouco à rodô, num puta frio e debaixo de uma chuva gelada e fina. Corremos o pátio dos ônibus atrás do nosso, que, felizmente, ainda não havia partido - debaixo de chuva e muito frio. Saímos às 6h15 da rodô num ônibus tâo confortável quanto o que nos trouxe de Buenos Aires a Mendoza, com a diferença que essa viagem duraria apenas 3h30. E a paisagem é maravilhosa!

15h45

Eu escolhi esqui e, o TO+, snowboard. Acontece que ele mal conseguiu colocar a prancha, quanto mais ficar em pé e, pior, se equilibrar. Nas primeiras tentativas eu só tomei tombo. o TO+ não conseguiu nem subir até o topo da rampa menor (para crianças, iniciantes e toscos como nós). Achou difícil ser guiado pelo puxador. Difícil, não, impossível! Eu até que passei bem essa fase (tem que tomar cuidado para não cair e levar uma puxadorzada na nuca), mas depois, só tombos. A gente cansou de ficar mais no chão do que em pé (ele mais do que eu - só conseguiu se manter em pé para tirar foto) e resolveu visitar a segunda base da estação, lá em cima (a descida é só para profissa). E o nosso ingresso era de profissa (e mais caro) e só podíamos subir no teleférico com os equipamentos nos pés. Para mim não foi tão difícil, mas para o TO+...

Chegamos lá em cima e eu quase desci pista abaixo. Ventava muito, chegamos a pegar uma mininevasca. Puta frio do caralho! Acho que fazia uns -10ºC!! Mesmo com a boca fechada, nossos dentes doíam muito. Depois da bela e gelada vista, voltamos para a primeira estação, de teleférico, é claro! Não seríamos loucos de tentar descer a neve. Iríamos nos acidentar com certeza. P.S.: NINGUÉM desce de teleférico!!

Na volta, o Thomaz devolveu a prancha e eu fiquei me divertindo com o esqui. Depois de umas cinco descidas de iniciante, até que melhorei minha performance! Fui mais algumas vezes, mas a barriga do Thomaz começou a roncar, então fomos almoçar num restaurante simples e simpático na estrada, do outro lado da pista. Minha perna estava doendo porque a bota do esqui é muito apertada. Foi bom tirá-la. Eu pedi um executivo de filé mignon (lomo) e o TO+ foi de bife de chorizo com papas fritas. Pra variar, o bife dava para dois, mas como ele é gulosinho, achou melhor não dividir. Descansamos. No restaurante batia um sol desgraçado de quente, apesar de estar abaixo de zero lá fora. Impressionante como o sol é forte, e como faz frio! Resultado: fiquei com anteojos naturales - ou seja, com a marca dos óculos no rosto. Ridículo. Tem que levar protetor solar para esquiar, seja verão ou inverno.

21h10

A viagem de volta foi boa, deu para apreciar melhor a paisagem, que havia sido ocultada pelo manto da madrugada ("manto" por conta do Thomaz). Na televisãozinha do busão passou um filme com o Steve Carell no papel de um Noé contemporâneo que mora em Nova York. Filme bobo, tudo bem.

Saindo da rodô, fomos em direção ao centro para beber un vino e beliscar. Entramos num pub chamado Liverpool, que ficou vazio quando o primeiro tempo do jogo do Boca acabou. O lugar é simpático, bonitinho e tem até uma lareira numa salinha de estar vintage inglesa (pena que a lareira seja falsa). Pedimos umas picadas, e veio uma minialmôndega no molho d-e-l-i-c-i-o-s-a!! Top 10 (está no meio da foto ao lado).

Está fazendo um frio desgraçado. Amanhã pretendemos dar um rolê no centro e conhecer o parque San Martín. Se o frio permitir.

Ahhhh, esqueci uma coisa muitimportante: conhecemos o bar do Moe!! ahahahah

Nenhum comentário: