06/05/2008

velha surda!

Passei o feriado do Dia do Trabalho em Santo Antônio do Pinhal, perto de Campos do Jordão. Como todo lugar turístico que abriga pessoas da cidade grande, restaurantes, pousadas, lojas e mercadinhos tinham nome de recanto e suas variantes 'aconchegantes' - como aconteceu em Visconde de Mauá, postado aqui e aqui. Recanto das Araucárias, Refúgio na Montanha, Vento Verde, Brumas de Santo Antônio, Verdes Alpes, Recanto das Águas, Riacho da Mata, Fonte das Hortências e até Recando dos Bichos (pet shop de Campos). Enfim, como não tinha como escapar dos 'recantos recônditos', então simplesmente ignorei o nome dos lugares e mergulhei de cabeça.

Fiz coisas muito divertidas, vi lugares lindos, passei muito frio*, me empolguei acendendo lareira, comi maravilhosamente bem** e vivi ótimos momentos. Um deles, em especial, muito engraçado. Estávamos procurando um tal Morro do Cruzeiro, que, segundo um guia local de turismo, ficava no centro e teria uma "vista privilegiada da cidade". Lá fomos nós. Seguimos as indicações do mapinha e não chegamos a cruzeiro nenhum, só ao morro. O Thomi parou para perguntar a uma senhora que passava pela rua.

- A senhora sabe onde fica o Morro do Cruzeiro?
- Torre do cruzeiro?
- Não! MORRO do Cruzeiro.
- Pão de cruzeiro?
- Não!!! M-O-R-R-O do Cruzeiro.
- Ah, não sei, não. [dirigindo-se à mulher que estava junto com ela]. Você sabe onde fica o porto do cruzeiro?
- Nãoooooo! Morro! MORRO do cruzeiro.
- Ela também não sabe.
- ...

O pior de tudo: um pouco mais adiante, perguntamos para um menino - sem problema algum de audição - e ele nos explicou como chegar ao morro. Subimos. Então, começaram a aparecer cruzeiros/cruzes na beira da estradinha. Vários, um atrás do outro, eqüidistantes. E, de repente, a estradinha acabou. No portão de uma casa. Sem mirante, sem vista, sem nada. :/


* O vento gelado cortou minha alma no topo do Pico Agudo.
** Eles fazem um tal chocolate quente suíço que é uma perdição. Sem falar em fondues, trutas e outras delícias. Nhammmmm

2 comentários:

Anônimo disse...

99% das cidades têm Morro do Cruzeiro! Até São Bernardo tem, e perto da casa da Erin...

Marcos Crovis disse...

Mas e aí? Foi até Santo Antonio do Pinhal e não subiu a Pedra do Bau?
Que vergonha... isso é pior que ir pra Londres e não ver a Torre Eiffel. :)
Na próxima vez hospede-se no hotel fazendo Estrela da Serra. O dono é amigo meu de Taubaté, gente fina, sãopaulino roxo e rola um desconto.