11/10/2010

A palavra experenciar não foi encontrada.

Experienciar... eu sempre nutri ódio incomensurável por essa palavra. Tive a infelicidade de escutá-la pela primeira vez na faculdade, dita por um professor com vários títulos e respeitado em sua área. Pior: foi repetida diversas vezes por alguns alunos menos contestadores que eu. Olhe como um professor pode levar seus pupilos ao fracasso: se um dia eu estiver conversando com um sujeito e ele disser "experenciar", ou qualquer uma de suas conjugações, vai perder credibilidade. E isso pode ser bem ruim, principalmente se ele for uma fonte.

"Experenciar" não só é horrenda como não existe. Que tal usar "experimentar", "testar", "aproveitar", "avaliar", "praticar", "sentir"... há um sem número de palavras que podem ser usadas no lugar desta, que foi inventada por algum imbecil e caiu no uso cotidiano. O Houaiss me diz: "A palavra experenciar não foi encontrada." Eu acredito nele. Ah, você não gosta do Houaiss? Que tal o Michaelis? Ou o Aulete (de acordo com a nova ortografia)?

O inglês "try" congrega todas as possibilidades para esse verbo-fantasma, e os moradores de países de língua inglesa têm a sorte de nunca terem ouvido "experenciar" na vida. Queria ter nascido "Lóra", não "Láura".

Em tempo, retomei a minha antiga guerra contra esse verbete porque hoje escutei Paulo Bonfá, na Oi FM, se corrigindo após um ato falho - dele ou do redator da nota que ele leu. "... experenciar, aliás, essa palavra que não existe,..."

Aprendeu?

3 comentários:

Paulo disse...

Definições encontradas para experienciar

Houaiss
experienciar

• verbo transitivo direto m.q. experimentar

Michaelis
experienciar

• vtd (experiência+ar2) Experimentar.

Aulete
experienciar

• (ex.pe.ri.en.ci.ar)
v.
1. O mesmo que experimentar
[F.: experiência + -ar2.]

Er, perdão. Porém, curioso que sou, fui conferir. E os dicionários que vc se refere no post têm um caminho pra ela sim. Eu concordo que seja feia e um sinônimo simplório, mas ela existe, e tem mais uso no "português de Portugal". Odeio esta expressão.

lau disse...

Tem um I no meio. ExperIenciar.
Ainda assim, é muito feio. E as pessoas falam "experenciar". Se for falar feio, que pelo menos fale direito.

Unknown disse...

Ué, o verbo "to experience", em inglês, também existe. ;)